As ementas escolares podem ser chamadas também de planos de estudo ou até conteúdo programático. Cada universidade pode chamar de uma maneira, mas o que realmente importa é a informação que aparecerá nela. Muitos dentistas tem seu processo de validação travado ou recusado, por haver inconsistência ou falta de dados nas ementas escolares. E para você não ter dor de cabeça durante a validação, leia este artigo na íntegra.
Qual é a importância da ementa?
A ementa escolar é muito importante para qualquer tipo de validação de diploma que você escolher.
Se optar pelo o RE (Reconhecimento Específico), servirá para realizar a comparação detalhada das disciplinas da sua graduação com a graduação de medicina dentária da universidade portuguesa escolhida.
Se optar por algum processo de validação que necessite para cursar, servirá para eliminar disciplinas e acabar cursando menos tempo dentro da universidade portuguesa. Portanto, qualquer que seja a sua escolha, você precisará ter as ementas muito bem preparadas.
Se você ainda tem dúvidas em relação a faculdade portuguesa, clique aqui!
E o que é a ementa escolar?
A ementa escolar consiste em cronogramas personalizados, construídos de acordo com a disciplina cursada pelo aluno na graduação. Ou seja, é todo o conteúdo programático que você teve na sua gradução. Ela pode variar com o tempo, mas deve ser fiel ao seu histórico escolar.
Quais as informações que devem ter em cada ementa?
As ementas escolares devem ter informações essenciais a respeito do seu curso. E estas informações devem ser apresentadas de forma clara e objetiva. Mas não é só isso. Nesse sentido, verifique se suas ementas estão fieis ao seu histórico escolar. Dessa forma poderá evitar alguns problemas na validação do seu diploma.
Em primeiro lugar, as principais informações do cabeçalho:
Nome e código da disciplina
Período cursado (ano) / Turma (semenstre)
Tipo: É uma disciplina teórica, prática ou teórico-prática
Carga horária: teórica, prática e total.
Os créditos estudantis (caso tenha).
Professores (opcional).
Em seguida, teremos informações mais detalhadas da disciplina.
Apresentação da ementa (parecida com uma breve introdução)
Objetivos: gerais e específicos
Conteúdo da disciplina
Formas de avaliação: Seminários, trabalhos em grupo, provas, apresentações, participação em sala de aula, etc.
Recursos utilizados: Apostilas, projetor, etc
Bibliografia utilizada: Livros, plataformas de pesquisa, artigo científicos, apostilas ou módulos personalizados, etc.
Finalmente o carimbo da sua universidade e assinatura (pode ser uma rubrica) em todas as páginas.
Existe uma formatação padrão para a ementa escolar?
Eu já vi ementa de todos as formatações. Já vi as bem estruturadas, que seguem o mesmo padrão do início ao fim. Outras onde que cada disciplina tinha uma formatação. E até ementa escrita a mão. Verdade! Mas a formatação não é tão importante, ajuda muito na leitura, mas não é algo para se preocupar tanto. O conteúdo é o que realmente importa. Então verifique se nas suas ementas terão toda a informação importante para você usar na sua validação de diploma. E compare cada item com o seu histórico escolar.
Tenho que apostilar a ementa escolar?
Você pode até apostilar todas as ementas, mas gastará um bom dinheiro com isso (pode passar de R$5 mil ou ~900€, só com as ementas). E se você não pode ou não quer gastar tanto dinheiro com isso, tenho uma solução que compartilharei aqui!
Eu ensino isso à comunidade DI e agora você também aprenderá. Para não gastar tanto dinheiro e ainda assim ter suas ementas validadas de forma internacional (Apostila de Haia), tenho uma super dica para você. Peça para sua faculdade fazer um índice, como se fosse uma capa para as suas ementas escolares ou planos de estudo. Neste índice você deve colocar o nome de todas as disciplinas do histórico escolar ou a quantidade de páginas totais das ementas (lembre de incluir na contagem o índice, ok?).
Pronto, apostile este documento e o coloque como uma capa para as suas ementas. Lembre de pedir para numerar as páginas das ementas (pode ser no computador ou a mão).
Quer saber mais sobre validação de diploma e sobre imigração? Quer tirar suas dúvidas? Acesse meu Instagram! No feed encontrará várias dicas e nos stories sempre tem uma caixinha de perguntas para você tirar sua dúvida! Gostou das dicas? Curta, salve esta informação e partilhe com quem também quer validar o diploma com você!