Se você quer validar seu diploma de dentista em Portugal, vai precisar fazer a conversão de nota do Brasil para Portugal. Converter as suas notas brasileiras para a escala portuguesa pode parecer algo complicado, mas você verá como é simples.
Em Portugal, as notas têm uma escala que vai de 0 a 20 valores, e se sua escala de notas for diferente, é necessário converter sua nota. No entanto, cuidado para não cometer o erro comum de simplesmente multiplicar por dois, pois isso resultaria em uma conversão incorreta.
Para converter sua nota do Brasil para Portugal, vou compartilhar um método simples, prático e rápido em cinco passos. Siga essas etapas e descubra como converter sua nota corretamente de forma fácil e eficiente.
Passo 1. Nota máxima do seu curso (Cmax) na conversão de nota
Quando você solicitar a sua escala de notas, sua faculdade irá informar qual é a nota máxima. Classifique esta nota com o termo “Cmax”.
Passo 2. Nota de corte (Cmin) na conversão de nota
Quando você solicitar a sua escala de notas, sua faculdade irá informar qual é a nota de corte, aquela nota mínima para passar direto (sem prova final) nas suas disciplinas. Classifique esta nota com o termo “Cmin”.
Passo 3. Média global (C) da conversão de nota
A média global tem vários nomes nas universidades, podendo ser chamada também de escore de rendimento ou média da graduação. Você costuma encontrar esta informação no final do seu histórico escolar. Caso esta informação não conste nele, deverá pedir para a faculdade calcular isso para você. Lembre que você deverá apresentar esta informação de forma clara e incontestável na universidade. Mas se quiser conferir de maneira informal, pode realizar uma média aritmética simples: some todas as suas médias e dívida pelo número de matérias cursadas. Classifique esta nota com o termo “C”.
Passo 4. Aplique todos o valores nesta fórmula na conversão de nota
Agora é bem simples. Você pegará os passos anteriores e substituirá cada uma das abreviações pelos valores respectivos. No passo 1 foi a nota máxima (Cmax), no passo 2 foi a nota de corte (Cmin) e no passo 3 foi a sua média global (C).
Cfinal = {[(C – Cmin) / (Cmax – Cmin)] x 10} + 10
Caso sua faculdade utilize a escala alfabética, peça para ela relacionar as letras com a escala numérica.
Passo 5. Obtenha sua média portuguesa e saiba se sua nota é competitiva para o concurso que escolheu
Portugal considera muito a nota final de curso para conferir uma maior pontuação para os candidatos. É só aplicar a fórmula, seguindo todos os passos para chegar a nota final portuguesa.
Para calcular direitinho lembre da ordem de prioridade dos símbolos de pontuação pareados como os os parênteses (), os colchetes [] , as chaves {}.
Mas se isso parecer um pouco confuso, vou fazer junto com você. Vamos calcular a nota de Maria juntos.
Maria estudou na Universidade ABCDEZ. Nesta universidade a escala de notas utilizada foi de 0-10, sendo 10 é a nota máxima (Cmax), onde o aluno precisaria tirar no mínimo 6 (Cmin) pontos para passar direto em cada disciplina. Maria teve média global de 8,9 (C) pontos.
Agora vamos aplicar a fórmula:
Cfinal = {[(C – Cmin) / (Cmax – Cmin)] x 10} + 10
Cfinal = {[(8,9 – 6) / (10 – 6)] x 10} + 10
Cfinal = {[2,9 / 4] x 10} + 10
Cfinal = {0,725 x 10} + 10
Cfinal = 7,25 + 10
Cfinal = 17,25 ~ 17
Assim, a média de Maria que no Brasil foi de 8,9 pontos em Portugal ficou 17,25 valores. E se arredondarmos, passará a ser 17 valores.
Agora que você já sabe calcular sua nota, que tal ajudar aquele amigo que está precisando desta informação? Compartilhe este artigo com ele! Além de ajudar seu amigo, me ajudará a divulgar informações claras e verdadeiras sobre o processo de validação de diploma.